quinta-feira, setembro 07, 2006

Al Gore e o Aquecimento Global

Alerta Global

Os cientistas não fazem o que alguns apelidam de futurologia apocalíptica quando nos alertam para o perigo que a actividade humana pode implicar no nosso eco-sistema.

Hoje, biliões de pessoas são afectadas pelas alterações no nosso eco-sistema. O Aquecimento Global é uma dessas alterações. As "irregularidades climatéricas" a que assistimos diariamente são a consequência deste fenómeno e de muitos outros. Como por exemplo, a diminuição vertiginosa da extensão da selva amazónica e da destruição da fauna ímpar e única desta região da América do Sul, o "pulmão do mundo".

A consciencialização da sociedade em geral é preponderante. Há governos e instituições internacionais que já tomaram medidas para atenuar os seus efeitos. São, com toda a certeza, medidas corajosas e sensatas.

No entanto, é inevitável não falar dos Estados Unidos. A não rectificação do Protocolo de Quioto condicionou a sua eficácia. O argumento da Administração Bush é o de que este interferiria negativamente no crescimento económico norte-americano. Esta tomada de posição deu origem a inúmeras críticas de vários quadrantes políticos internacionais, inclusivé dentro do próprio círculo político americano.

Neste últimos anos, dentro deste círculo vários notáveis têm-se destacado. Um deles é Albert Arnold Gore, político que eu particularmente admiro. Al Gore, não inventou a Internet mas foi uma das figuras que mais contribuiu para o impulsionamento da Internet e assim marcou a nossa sociedade. Agora, Al Gore quer deixar a sua marca numa espécie de revolução ambiental.

O seu livro sobre o Aquecimento Global, "An Inconvenient Truth", tornou-se um Best-Seller nos Estados Unidos e teve grande aceitação entre a opinião pública. O sucesso deste livro ditou a criação de um documentário sobre os efeitos do aquecimento global. Mais um passo importante foi dado na consciencialização da sociedade para o problema do meio-ambiente. Deixo então alguns links que encontrei sobre o assunto e um artigo interessante do Expresso.

Artigo do Expresso

Trailer do Documentário "An Inconvenient Truth"

Wiki - "An Inconvenient Truth"

Wiki - "Al Gore"

Wiki - "Aquecimento Global"

3 comentários:

manuhell disse...

Aquecimento Global: Uma realidade muito preocupante que muitos teimam em desprezar e negar, apesar de todas as suas evidências.

Mais sobre o assunto na national geographic deste mês

http://www7.nationalgeographic.com/ngm/0608/voices.html
A Deeper Shade of Green by Bill McKibben

Unknown disse...

demais esse documentário, o Brasil precisa de um Al Gore, o mundo precisa :X

Rafael disse...

Esse documentario ai, feito pelo Al Gore é só uma farsa, pra ele se promover, ele tava muito fraco politicamente depois que perdeu as eleiçoes pro Bush, ai começou tudo isso, existem varias criticas, sobre esse documentario dele, onde falam sobre erros cientificos e tudo, ele fez isso tudo pra tentar se eleger nessa eleiçao ai. Dá uma olhada sobre aquecimento global e tira suas proprias conclusoes.