sexta-feira, janeiro 19, 2007

iPhone, Para Além da Euforia...


No dia 9 de Janeiro, descobrimos o iPhone da Apple, o novo mimo da tecnologia de ponta foi apresentado com toda a popa e circunstância pelo visionário Steve Jobs na keynote da Apple deste início de ano.

O novo gadget é soberbo no seu design como nos largos passos que dá em termos de inovação mas... apresenta também sérias limitações e lacunas tecnológicas (até para o próprio mercado norte-americano). Desde a inexistência duma ligação 3G (implica uma menor largura de banda na trasferência de dados) até à interoperabilidade com software e hardware.

O Myke Elgan da ComputerWorld apresenta em dois artigos diferentes os seus argumentos:

How Steve Jobs Blew his iPhone Keynote

Twenty Things We Don`t Know About iPhone

Na tradicional euforia em torno dum produto da marca da maçã, os fanboys esqueceram-se que para além da moda e do apetecível o iPhone será julgado, não pelo marketing envolvente, mas sim pela sua funcionalidade e utilidade em mercados tão diferentes como o americano, o europeu ou o japonês.

O desafio ainda é maior quando se está face a face com outros produtos já amadurecidos, cujo desenvolvimento esteve a cargo de marcas com larga experiência no sector, como por exemplo a Nokia e a SonyEricsson.

A batalha nunca está ganha à partida...

Sem comentários: