sexta-feira, outubro 26, 2007

Os Meus Filmes de Sempre, A Missão (1986)


Desconheço grande parte da obra do realizador Roland Joffé mas posso afirmar descontraidamente que esta é uma obra-prima do realizador inglês.

O filme tem uma forte componente histórica, tem como pano de fundo o conflito entre os padres Jesuítas e os reinos de Portugal e Espanha que antecede e sucede à assinatura do Tratado de Madrid.

No tratado foi acordado entre os dois reinos uma expansão territorial do império Português em detrimento de território sul-americano pertencente a Espanha. Até então, a posse do território em questão havia sido estabelecida na assinatura do Tratado de Tordesilhas.

No filme, é retratada em particular a vida de Rodrigo Mendoza (Robert de Niro) que procura a absolvição dos seus pecados e a do padre jesuíta Gabriel (Jeremy Irons), dividido entre os valores humanistas do cristianismo e o poder de quem representa institucionalmente a mesma religião.

Para além deste retrato, temos a oportunidade de conhecer as várias comunidade jesuítas que disseminaram a cultura europeia e o cristianismo junto dos Guarani, indígenas do continente sul-americano, e, as várias personagens políticas implicadas na assinatura do tratado.

Há que acrescentar que a beleza do filme é indissociável da majestosa banda sonora que o acompanha e que é um trabalho monumental do compositor Ennio Morricone. É uma experiência poderosa se sentirmos na sua essência os sons, o filme e os valores nele representados.

Está na minha lista de favoritos e é um daqueles filmes de sempre :)

------
Clique aqui e oiça algumas samples da banda sonora

3 comentários:

Anónimo disse...

Assino em baixo. Este filme é um clássico da minha videoteca. Vi-o pela primeira vez em 1994, numa aula de História. E ficou!

Bruno Santos disse...

:) Sim, sem dúvida. É um daqueles filmes, e não podia deixar de o ter na minha videoteca, também ;)

Special_ones disse...

Olá tive a ver o teu blog e vi que A missao e' um dos teus grandes filmes, tenho de realizar um trabalho para a faculdade em qe preciso de explicitar " a necessidade vital do "outro" " nesse mesmo filme... sera' que me podes ajudar?

Obrigado