sábado, novembro 10, 2007

Mais um Código Da Vinci...


Há momentos atrás, li a notícia de que um músico italiano afirma ter descoberto uma partitura no famoso quadro "A Última Ceia de Cristo".

Segundo o autor da descoberta, Giovanni Maria Pala, a composição musical encontra-se codificada no célebre quadro, sendo a sua leitura efectuada da direita para a esquerda. Uma particularidade característica de Leonardo da Vinci como afirmam diversos historiadores.

No seu livro "La Musica Celata" (A Música Escondida ou Oculta - tradução livre), o músico descreve a composição musical como sendo suficientemente melódica para a apelidar de um Hino a Deus...

Bem... assim no imediato, apenas reconheço um estilo análogo... o do escritor Dan Brown que na sua obra descreve detalhadamente o deslindar dum enigma que revela "o maior segredo da história da Humanidade".

A descrição do escritor é muito interessante e a do músico também o parece ser, segundo a minha leitura no artigo da CNN. No entanto, a lógica desta descoberta não prova necessariamente a sua veracidade. A verdade é que ultimamente tem havido sempre uma obra dentro de uma obra-prima.

Sem comentários: